quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tabela de Cores dos Alimentos

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.

Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável. Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos.






  Fonte: http://riwersun-life.blogspot.com.br/2012/03/cor-dos-alimentos.html

As Cores dos Alimentos - Kids

Vocês já repararam que como tudo o que a gente come  tem cores diferentes? Caso vocês não saibam, essas cores representam quais nutrientes um alimento tem e, por isso, dizem muito para que ele serve.
Alguns exemplos:

- Alimentos Brancos, como queijo e couve-flor, deixam os nossos ossos mais resistentes;

Alimentos Amarelos, como manga e abóbora, são bons para que os cabelos e fiquem mais fortes;

- Alimentos Marrons, como castanha e nozes, são ótimos para a digestão;

- Alimentos Verdes, como espinafre e brócolis, nos dão energia.

Por isso é importante comer de tudo! Um prato com muitas cores significa que estamos fazendo bem para nosso corpo, para ficarmos saudáveis e com muita disposição.


Fonte: http:// www.tamkids.com.br/a-cozinha-do-luigi/as-cores-dos-alimentos/

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Hora do Conto: O Sanduíche da Maricota



No dia  23 de abril realizei a atividade de hora do conto com a história: O sanduíche da Maricota. A galinha Maricota preparou um sanduíche, mas antes de conseguir comer, a bicharada toda começou a chegar e a dar palpite. Os palpites eram para tornar o sanduíche mais apetitoso para eles próprios. A história foi contada com avental e gravuras dos personagens.





Atividade desenvolvida: desenho a partir da história.



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Hora do Conto: Eu NUNCA vou comer tomate






No dia 17 de abril de 2012 realizei a leitura da história: Eu NUNCA vou comer tomate de Lauren Child. A história trás a dificuldade do irmão Charlie, conseguir fazer sua irmã menor (Lola) comer. A partir da dificuldade o irmão começa a dar nomes "diferentes" para os alimentos.
Cenouras - palitinhos laranjas de Júpiter.
Ervilhas - pingos verdes de Cabo Verde.
Purê de batatas - Nuvens do ponto mais alto do Monte Fuji.
Tirinhas de peixe - petiscos oceânicos vendidos no supermercado do fundo do mar.
Os alunos adoraram a história e a partir desta realizamos uma conversa sobre os alimentos e inventamos alguns novos nomes para os alimentos.

Desenhos a partir da história:



Pesquisa sobre Alimentos Saudáveis

Os alunos deveriam pesquisar em casa com o auxílio dos pais a importância dos alimentos que gostam. Selecionei alguns alimentos importantes para saúde.






Algumas respostas dos alunos:

Feijão: cálcio, ferro, proteína. Benefício: combate a anemia.
Carne: rica em proteínas. Benefícios: promove o crescimento e desenvolvimento.
Beterraba: é rica em açúcares. Benefícios: combate a anemia.


Aula de Culinária - Nega Maluca

No dia 16 de abril de 2012 realizamos uma aula de culinária no refeitório. A receita foi uma Nega Maluca, preferência da turma, onde cada criança participou com um ingrediente. Todos ficaram atentos a ordem dos ingredientes e ansiosos para degustarem. Depois de assar veio a melhor parte, provar!!! A maioria aprovou, com exceção do aluno Lucas que não come bolo. Depois os alunos copiaram a receita no caderno, sendo está um novo modelo de texto apresentado para a turma. No outro dia a aluna Renata trouxe para o lanche a Nega Maluca que fez em casa a partir da receita do caderno com o irmão mais velho.

Receita Nega Maluca da Turma 104

Ingredientes:

- 1 xícara de chocolate em pó;
- 2 xícaras de açúcar;
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 xícara de óleo;
- 1 xícara de água morna;
- 3 ovos;
- 1 colher de fermento em pó;
- 1 colher pequena de café solúvel;
- 1 colher pequena de essência de baunilha;
- 1 pitada de sal.

Cobertura:

- 1/2 xícara de chocolate em pó;
- 1/2 xícara de leite;
- 1 xícara de açúcar;
- 1 colher sopa de manteiga.

Preparo

Colocar todos os ingredientes secos na tigela passados na peneira e misturá-los. Acrescentar os molhados deixando por último a água morna. Misturar bem e colocar em uma forma untada com óleo. Levar ao forno por 40 a 45 minutos.


Bom apetite, humm, humm!!!!


Hora do Conto: Verdura? Não!







No dia 12 de abril de 2012 li a história Verdura? Não! de Claire Llewellyn e Mike Gordon. Discute a importância dos hábitos alimentares saudáveis e as consequências de uma alimentação desequilibrada. O livro mostra, em situações comuns do dia-a-dia, a dificuldade da criança em comer com diversificação e explica o valor de uma dieta equilibrada.
Muitos dos alunos compararam suas alimentações com a dos personagens e refletiram na importância de comer certo. Realizaram desenhos sobre a história.

Jogo de Encaixe das Frutas


No dia 19.03.2012 realizamos em sala de aula o jogo de encaixe das frutas onde os alunos deveriam pintar, recortar e montar as imagens a partir dos desenhos e das palavras. Após eles jogaram em duplas.

A Alimentação Saudável


A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares. Complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas.

A roda dos Alimentos tem 8 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.

Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.