domingo, 10 de junho de 2012

Exercício Hot Potatoes - Alimentação Equilibrada

Alimentação Equilibrada

Alimentação Equilibrada

Exercício de complemento de texto

Escreva nos espaços em branco as palavras adequadas. Clique em "Verificar" para verificar as respostas. Use o botão "Dica" para ver uma letra da resposta se tiver dúvidas. Também pode clicar no botão "[?]" para ver uma Dica. Nota: perderá pontos de cada vez que pedir uma letra ou Dica!
   alimento      comer      equilibrada      Nutrientes   
são os compostos que formam os alimentos. Em um temos muitos nutrientes mas não todos.É por isso, que temos que muitos tipos de alimentos para que assim nosso corpo tenha todos os nutrientes. Por isso devemos ter uma alimentação , com todos os alimentos nas quantidades certas.

Texto Didático


Vamos nos alimentar bem?

Vocês sabem por que comemos? Vamos conversar.

-Comemos porque sentimos fome: o estômago “avisa” (faz barulho) quando tem fome;
-Para crescer: os alimentos fornecem ao corpo os materiais necessários para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, músculos, pele, etc.;
-Para ter energia: quando estamos com fome, sentimos fraqueza, preguiça e cansaço, com vontade apenas de sentar ou dormir. Os alimentos é que fornecem a energia que o nosso corpo precisa para funcionar;
-Para ter saúde: os alimentos protegem o organismo de doenças. É por isso que se diz “quem come bem fica forte!”;
-Porque é gostoso: pense nos alimentos que você gosta, na sua comida favorita, só de pensar dá água na boca, não é? Comer é muito bom, mas não devemos comer somente os alimentos de que gostamos e sim “de tudo um pouco” pois cada alimento tem uma importância diferente.



Você gosta de comer? 
Tudo o que comemos são alimentos saudáveis?
Pense a respeito, converse com seus colega.

Todos os alimentos são compostos de nutrientes. Você sabe a diferença entre nutriente e alimento?
Quando dizemos que a abóbora faz bem para os olhos, na verdade estamos dizendo que existe um nutriente chamado vitamina A que está presente na abóbora e faz bem para a nossa visão. Mas existem outros ALIMENTOS ricos neste nutriente.
Mas o que é nutriente?
Nutrientes são os compostos que formam os alimentos. Em um alimento temos muitos nutrientes, mas não todos.
É por isso, que temos que comer muitos tipos de alimentos para que assim nosso corpo tenha todos os nutrientes. Devemos ter uma alimentação equilibrada para termos todos os nutrientes no nosso corpo.
Mas o que é uma alimentação equilibrada?
É uma alimentação com todos os alimentos, nas quantidades certas. Isto é, podemos comer todos os tipos de alimentos, mas na quantidade certa. Para determinarmos qual a quantidade de alimentos que devemos comer, temos que separar os alimentos em 6 grupos:
Grupo 1:
Grupo dos pães cereais e massas: responsáveis por fornecer a energia para o nosso organismo e por isso devem ser consumidos em maior quantidade. São também conhecidos como alimentos energéticos. Neste grupo estão os pães, macarrão, mandioca cozida, batata cozida, farinhas.
Grupo 2 e 3:
 Grupo dos vegetais e grupo das frutas: esses dois grupos apresentam funções semelhantes, pois fornecem todas as vitaminas, minerais e fibras de que precisamos para que o organismo funcione bem. Esses alimentos são chamados de reguladores, pois ajudam a controlar as reações que ocorrem no nosso corpo Neste grupo estão, os legumes e vegetais de folha como: cenoura, tomate, alface, vagem, brócolis, couve, couve-flor. A criança deve comer 3 porções destes alimentos por dia. Por exemplo: um pedaço de cenoura no suco de laranja no café da manhã, alface e tomate no almoço e brócolis no macarrão do jantar. Neste grupo também estão as frutas. A criança deve comer pelo menos 3 porções de frutas por dia. Por exemplo, o suco de laranja no café da manhã, uma salada de frutas no lanche da manhã e uma fruta de sobremesa no almoço.
Grupo 4
Grupo das carnes, feijões, ovos e nozes: prefira as carnes magras, o frango sem pele, o peixe sem o couro e, de preferência, coma-os assados, cozidos ou grelhados. Esses alimentos são chamados de construtores pois são ricos em uma substância denominada proteína, responsável pela “construção dos músculos”. A criança deve comer de 2 a 3 porções destes alimentos por dia. Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar. E adicionar leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha,ervilha) no almoço ou no jantar.
Grupo 5
Grupo do leite e derivados: são importantes fontes de cálcio, um mineral responsável pela formação de ossos e dentes. Além disso, também são alimentos construtores, ou seja, também ajudam na construção dos músculos. Dois a três copos de leite por dia são suficientes. O leite pode ser substituído por iogurtes ou queijo.
Grupo 6
Grupo dos açúcares e gorduras: encontram-se na parte superior da pirâmide, que é a mais estreita, pois são o grupo de alimentos que deve ser consumido em menor quantidade. Neste grupo estão os doces, chocolate, chicletes, salgadinhos, açúcar, manteiga, óleo. Todos os alimentos deste grupo devem ser consumidos com moderação.
Observe o desenho da pirâmide:




Agora vamos jogar? Cada grupo irá receber uma pirâmide e gravuras impressos para completar a ordem dos alimentos. 






Escreva a letra inicial do nome de cada figura e descubra alguns alimentos saudáveis:




Entre no link abaixo para jogar :


Passatempos para imprimir:

http://www.smartkids.com.br/passatempos/nutricao.html